Centro de Estudos Luís Guedes

Agenda

WORKSHOP - AUTOCOMPAIXÃO NA PRÁTICA CLÍNICA

INSCREVA-SE AQUI

24 e 25 de abril de 2019

Horário: das 9h às 12:30 / das 14:30 às 17:30

Local: AMRIGS - Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre

Valores: R$ 500,00 (Sócios CELG, APRS e estudantes de graduação) / R$ 590,00 (Profissionais não sócios)

Workshop

A autocompaixão é um mecanismo, subjacente, chave, na psicoterapia. Pesquisas recentes mostram que a autocompaixão está consistentemente associada ao bem-estar emocional  e à diminuição da ansiedade e da depressão. É um antídoto invulgarmente eficaz para a vergonha, que é onipresente na terapia e, ainda protege os terapeutas da “fadiga da compaixão” e do esgotamento.

Felizmente, a habilidade de auto-compaixão pode ser aprendida por qualquer pessoa. A autocompaixão pode ser integrada à psicoterapia por:

(1) como os terapeutas se relacionam consigo mesmos (presença compassiva),

(2) como os terapeutas se relacionam com seus clientes (relação compassiva) e

(3) como os clientes se relacionam consigo mesmos (prática domiciliar de autocuidado). Cada um desses níveis de prática envolve um conjunto particular de habilidades que serão ensinadas neste workshop de dois dias.

A autocompaixão é um avanço nas fronteiras dos tratamentos baseados na atenção plena, concentrando-se na aceitação radical do “eu” sofrido como um prelúdio para a mudança. Tópicos especiais neste workshop são trabalhar com segurança com o trauma, como tornar a relação terapêutica “portátil”, reparentamento através da auto-compaixão, alívio das nossas próprias feridas , e o papel da sabedoria clínica no tratamento baseado em compaixão.

O workshop inclui palestras, pesquisas, meditação, exercícios de classe, “role-playing”, vídeos e poesia. Haverá também um forte componente experiencial, mas não é necessária nenhuma experiência anterior com meditação ou atenção plena para participar.

Após este curso, os participantes serão capazes de:

  1. 1. Definir a construção empírica da autocompaixão e identificar equívocos
  2. 2. Conhecer o suporte científico de pesquisa para aplicação da autocompaixão em psicoterapia
  3. 3. Praticar mindfulness e autocompaixão para estabelecer a presença terapêutica
  4. 4. Melhorar a relação terapêutica através de práticas de compaixão e auto-compaixão durante a sessão de terapia.
  5. 5. Elaborar a neurobiologia do sofrimento empático e aplicar autocompaixão para aliviar a fadiga da empatia.
  6. 6.  Elaborar os desafios e oportunidades específicas para os sobreviventes de trauma no tratamento baseado na compaixão.
  7. 7. Identificar a emoção da vergonha na psicoterapia e aplicar uma abordagem positiva e compassiva ao trabalho com a vergonha.
  8. 8. Ensinar técnicas de autocompaixão que surgem naturalmente da terapia e que podem ser praticadas em casa.

 

Cronograma

Dia 1

  • O que é autocompaixão? Por que isso importa para os terapeutas?
  • Autocompaixão e presença terapêutica
  • Sustentar empatia e compaixão no relacionamento terapêutico
  • Aliviar a fadiga do cuidador com autocompaixão.

Dia 2

  • Reparentamento  através da autocompaixão.
  • Trabalhando com trauma
  • Autocompaixão como um antídoto para a vergonha
  • Ensinar habilidades de autocompaixão aos clientes

Professores

Christopher Germer, PhD é psicólogo clínico e professor de psiquiatria (meio período) na Harvard Medical School. Ele é co-desenvolvedor do programa Mindful Self-Compassion (MSC), que foi ensinado para mais de 50.000 pessoas em todo o mundo, e autor de The Mindful Path to Self-Compassion e co-autor de The Mindful Self-Compassion Workbook e Mindfulness e Psicoterapia. O Dr. Germer é membro do corpo docente fundador do Instituto de Meditação e Psicoterapia, bem como do Centro de Atenção Plena e Compaixão, Cambridge Health Alliance, da Harvard Medical School. Ensina e conduz oficinas internacionais sobre mindfulness e compaixão, e tem uma clínica particular em Arlington, Massachusetts, EUA, especializada em mindfulness e psicoterapia baseada na compaixão. Website: https://chrisgermer.com/

Marta Alonso é Psicóloga Especialista em Psicología Clínica, pioneira com o Dr. Vicente Simón na introdução de programas de compaixão na Espanha desde 2013 e na América Latina desde 2017. Professora certificada e “Teacher Trainer” (formadora de professores) do programa MSC pela Universidade da California-San Diego e membro do Comitê Executivo do Center for MSC https://centerformsc.org/who-we-are/ , a fundação responsável pelo desenvolvimento do programa MSC no mundo.  Já conduziu cerca de 50 edições do programa MSC pelo mundo https://www.mindfulnessyautocompasion.com Certificada como “Experto Europeo en Psicoterapia” E.F.P.A. (European Federation of Psychologists Association) e é membro da Divisão de Psicoterapia do Conselho Nacional de Colégios de Psicólogos. Docente de mindfulness e compaixão na prática clínica nos principais mestrados e especializações de universidades espanholas. Websites: www.globalc.es https://www.sertumejoramigo.com

Simone Campani, MA é fisioterapeuta mestre pela UFRGS, Certificada como Trained Teacher do Programa de Mindful Self-Compassion (MSC) pelo Center for Mindfull Self-Compassion da Universidade de San Diego California (UCSD). Membro colaborador do Departamento de Psiquiatria e Espiritualidade da APRS. Membro da The World Community for Christian Meditation (WCCM)  e co-fundadora de grupos de Meditação Cristã em Porto Alegre, Professora convidada da URCAMP no Pós-Graduação em Cuidados Paliativos. Conduz Programas de 8 semanas de MSC   sobre Autocompaixão no Brasil  e workshops sobre Mindfulness e Autocompaixão..

 

 

Links

banner-revista

Jornal do CELG

Centro de Atendimento Psicoterápico