Centro de Estudos Luís Guedes

Intervenções do Profissional de Saúde Mental em Cuidados Paliativos

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Paliativos

 O Centro de Estudos Luís Guedes promove o  Curso de Atualização Intervenções do Profissional de Saúde Mental em Cuidados Paliativos.

 Atualmente até  10% das mortes são súbitas; já  85-90% das pessoas vivem meses ou anos com alguma doença antes de seu falecimento, e  necessitam de cuidados paliativos (CPs), A abordagem biopsicossocial é fundamental nesse contexto. Os CPs não são indicados  devido ao diagnóstico, mas pela evolução da doença e pelas necessidades do paciente e da família, sendo apropriados para pacientes de todas as idades e nas diferentes etapas de uma doença grave. As doenças usuais são as oncológicas, cardiovasculares, neurológicas e pulmonares, bem como as doenças mentais severas e incapacitantes. 

São princípios primordiais dos CPs: (i) a promoção da qualidade de vida dos pacientes e familiares; (ii) prevenção e alívio do sofrimento; e (iii) integração dos aspectos biológicos, socioambientais, psíquicos e espirituais envolvidos. As intervenções de CPs podem estender-se do momento do diagnóstico até  após a morte do paciente, no  período de luto. 

Transtornos psiquiátricos comórbidos são frequentes e costumam ser subtratados, com prevalência de até 40% para transtornos afetivos no geral, e de 80% de sintomas depressivos em pacientes terminais. Sintomas ansiosos ocorrem em até 70%, e insônia e delirium também são bastante frequentes. Pacientes psiquiátricos em CPs apresentam maior complexidade. Há evidências positivas para psicofarmacoterapia e psicoterapias -como cognitivo-comportamental, terapia da dignidade, terapia centrada no significado e técnicas de mindfulness.

Nesse curso, uma equipe de palestrantes efetivamente multidisciplinares e multiprofissionais abordará um panorama geral dos conceitos e princípios em CPs, examinando o papel do profissional de saúde mental, através da correta identificação de transtornos psiquiátricos comórbidos, a otimização da equipe multidisciplinar e o emprego de intervenções psicofarmacológicos e psicoterápicos. Ao final, uma palestra sobre a aplicação do “Direito da Saúde” em CPs (área de conhecimento pouco difundida entre os profissionais de saúde, porém de importância prática para pacientes e familiares).

 O objetivo do curso é capacitar profissionais de saúde mental para a  aplicação  de intervenções terapêuticas de saúde mental em pacientes e suas famílias no contexto de cuidados paliativos.

Público alvo: Profissionais e estudantes da área da saúde, como médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, educadores físicos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Duração do curso: 15 horas - 5 Encontros – 08/05, 15/05, 22/05, 29/05 e 05/06/2019
Frequência: semanal - Quartas-feiras das 19h30 às 22h30 (CELG - 2º andar do Hospital de Clínicas de Porto Alegre).
Investimento: R$ 300,00 (Sócios do CELG) / R$ 360,00 (Não-Sócios)

Coordenação:

Alexandre Annes Henriques – Médico Psiquiatra - Serviço de Dor e Medicina Paliativa do HCPA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
51-99121-7649

Professores Convidados:

  • Alexandre Annes Henriques
    • Médico Psiquiatra. Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Psiquiatra contratado exclusivo do Serviço de Dor e Medicina Paliativa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Coordenador do Programa de Psiquiatria e Dor - PRODOR / HCPA e responsável pelo Ambulatório de Transtornos de Uso de Opioides (TUO) / HCPA. Preceptor das Residências Médicas de Dor e de Medicina Paliativa do HCPA. Professor convidado do Curso de Especialização em Tratamento da Dor e Medicina Paliativa da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFRGS. Ex-Diretor Científico da SBED (2013-14).
  • Ana Paula Machado da Silva
    • Sócia-diretora do Escritório APM Advogados. Graduada em Direito (Ritter do Reis), com Especializações em Direito do Consumidor e Direitos Fundamentais (UFRGS), Direito Médico e da Saúde (FADERGS), “Tratamento da Dor e Medicina Paliativa” (Faculdade de Medicina/UFRGS) e Direito de Família e Sucessões (FMP-RS). Foi aluna do “Curso de Direito à Saúde baseada em Evidências” (Hospital Sírio Libanês-SP). Professora convidada do Curso de Especialização em Dor e Medicina Paliativa da Faculdade de Medicina da UFRGS. Em sua prática jurídica, sustenta a atuação do advogado como um dos componentes da Equipe Multidisciplinar que presta suporte aos pacientes e suas famílias, além de desenvolver a comunicação e a interação com os demais profissionais da Equipe de Saúde. 
  • Henrique Gonçalves Ribeiro
    • Médico psiquiatra e Psicoterapeuta. Assistente da Unidade de Cuidados Paliativos Infantil da Santa Casa de São Paulo. Supervisor do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP / HC-FMUSP. Psiquiatra do Hospital Sírio-Libanes, do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Samaritano de São Paulo. Professor do Instituto Paliar.
  • Leonardo Monteiro Botelho
    • Médico Anestesiologista com Área de Atuação em Dor e Paliativismo. Coordenador do Ambulatório de Neuromodulação e Intervencionismo em Dor / Serviço de Dor e Medicina Paliativa do HCPA.  Coordenador da Clínica da Dor do Hospital do Divina Providência. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Dor e Neuromodulação do HCPA. Professor convidado do Curso de Especialização em Dor e Medicina Paliativa da Faculdade de Medicina da UFRGS.
  • Lúcia Miranda Monteiro dos Santos
    • Médica Anestesiologista e Paliativista, TSA/SBA com área de atuação em Dor e Cuidados Paliativos. Mestrado em Ciências Médicas pela UFRGS. Médica contratada e Coordenadora do Programa de Cuidados Paliativos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Ex-Chefe do Serviço de Dor e Medicina Paliativa do HCPA. Representante do CREMERS na Câmara Técnica de Terminalidade e Cuidados Paliativos do Conselho Federal de Medicina. Professora convidada do Curso de Especialização em Dor e Medicina Paliativa da Faculdade de Medicina da UFRGS.

Cronograma:

1º Encontro: 
• Cuidados Paliativos (CP): conceitos e princípios 
• Panorama dos CP no Brasil e no mundo 
• Manejo básico dos principais sintomas em CP (dor, náusea/vômito, inapetência e cansaço) 

• O papel do psiquiatra e do psicólogo nos CP 

2º Encontro:
• Comunicação em CP (incluindo “Como dar más notícias” e casos clínicos) 
• Equilibrando valores do paciente e da família, objetivos em cuidado de saúde e qualidade de vida, a partir de casos clínicos
• Manejo do luto, da perda e do sofrimento em CP

3º Encontro: 
• Identificação e manejo dos principais transtornos psiquiátricos em cuidados paliativos

• Psicoterapias em cuidados paliativos (incluindo suporte à família; e técnicas motivacionais)

4º Encontro:

• Terapia cognitivo-comportamental em cuidados paliativos

• Psicoterapia em cuidados paliativos – foco na terapia centrada no significado

5º Encontro:
• O papel do profissional de saúde mental na otimização da equipe em CP (incluindo suporte à equipe) 
• O Direito da Saúde aplicado aos cuidados paliativos

Links

banner-revista

Jornal do CELG

Centro de Atendimento Psicoterápico