Centro de Estudos Luís Guedes

ATUALIZAÇÃO EM ADIÇÕES: DA AVALIAÇÃO AO TRATAMENTO

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

curso imagem

O Centro de Estudos Luís Guedes promove o ATUALIZAÇÃO EM ADIÇÕES: DA AVALIAÇÃO AO TRATAMENTO.

OBJETIVO:

Capacitar estudantes da área da saúde e profissionais em geral ao atendimento de pacientes em dependência química, através de uma avaliação diagnóstica eficiente e conhecimento sobre métodos de tratamentos efetivos no âmbito biopsicossocial. O curso também objetiva o conhecimento dos possíveis encaminhamentos para tratamento tanto pela rede SUS, quanto para métodos privados, e a construção de um plano terapêutico personalizado ao paciente.

METODOLOGIA:

As aulas serão realizadas em formato teórico-prático, com apresentação em powerpoint e exercícios através de casos clínicos. Ao final do curso será realizada uma visita a Unidade Álvaro Alvim de internação psiquiátrica para Dependência Química do Hospital de Clinicas de Porto Alegre, bem como o programa de tratamento do local.

HABILIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO

         Ao final do curso, os alunos serão capazes de:

  • Realizar diagnóstico adequado ao paciente;
  • Conhecer as características psicofarmacológicas das substâncias psicoativas;
  • Compreender os aspectos biológicos, psicológicos e sociais relacionados a dependência química;
  • Especificar os modelos de tratamento existentes;
  • Organizar encaminhamentos para atendimento ao paciente.

Público alvo: Estudantes da área da saúde e profissionais em geral que possuem algum contato com dependência química

Carga Horária: O curso será realizado em dois módulos (sexta e sábado) com carga horária total de 14 horas.

Datas:  12 de Julho (sexta-feira) das 13h às 18h30 e 13 de Julho (Sábado) das 8h às 17h30

Local: Unidade Álvaro Alvim - HCPA (Rua Professor Álvaro Alvim, 400)

Investimento: 350,00 para sócios ou estudantes e 400,00 para profissionais não sócios

Coordenação:

Flávio Pechansky – Médico Psiquiatra - Chefe do Serviço de Psiquiatria de Adição do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Professores Convidados:

Anne Sordi

Carla Dalbosco

Felipe Ornell

Felix Kessler

Flavio Pechansky

Juliana Scherer

Leticia Fara

Lisia von Diemen

Lysa Remy

Nino Marchi

Silvia Halpern

Thiago Hartmann

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E SÚMULA

Módulo I
• Drogas: História e Conceito. Este tópico visa introduzir e esclarecer a temática, bem como apresentar dados atuais sobre o uso de substâncias psicoativas no mundo e no cenário brasileiro.
• Neurobiologia da Dependência Química. Este tópico visa abordar o funcionamento neurobiológico do uso de substâncias bem como os danos causados pelo uso agudo e crônico da droga.
• Classificação e Efeitos das Drogas no Organismo. Este tópico visa ao entendimento dos tipos de drogas existentes e os efeitos causados por cada classe no Sistema Nervoso Central.
• Avaliação e Diagnóstico em Dependência Química. Este tópico visa promover conhecimento para uma avaliação perspicaz do transtorno e a realização de um diagnóstico adequado ao paciente.
• Comorbidades Psiquiátricas. Este tópico visa a compreensão das comorbidades psiquiátricas mais prevalentes com o Transtorno por Uso de Substâncias, e os principais desafios encontrados no tratamento por essa complexidade.

Módulo II
• Tratamento Psicofarmacológico da Dependência Química Este tópico visa apresentar a importância do tratamento psicofarmacológico e o seu papel na adesão e prognóstico do paciente com dependência química.
• Dinâmica familiar e o uso de Substâncias Psicoativas Este tópico visa apresentar as características do funcionamento da dinâmica familiar, bem como as principais abordagens para a família no contexto da dependência química.
• Politicas e Legislação Nacional sobre Drogas Este tópico visa conhecer os principais marcos legislativos que norteiam as políticas públicas sobre drogas no país.
• Rede de Assistência ao Usuário de Álcool e outras Drogas (SUS e SUAS) Este tópico visa ao entendimento da rede de encaminhamentos existente atualmente para o tratamento da Dependência Química, o que é oferecido pelo SUS e SUAS para abordar o problema e possíveis encaminhamentos para essas redes.
• Modelos de Tratamento Psicoterápico (Caso Clínico) Este tópico visa à atualização dos alunos sobre os modelos de tratamento psicoterápicos mais eficazes para o tratamento da dependência química.
• Métodos de Tratamento em Internação Psiquiátrica Este tópico visa o entendimento de quando encaminhar para tratamento em internação psiquiátrica personalizada para dependência química, e as técnicas mais eficazes utilizadas para o manejo e tratamento do paciente em ambiente de internação.
• Tratamento em Comunidade Terapêutica Este tópico visa ao entendimento de quando encaminhar o paciente para tratamento em comunidade terapêutica e o modelo de tratamento preconizado por esse método.
• Plano Terapêutico Interdisciplinar: Como fazer? (Caso Clínico) Este tópico visa ao treinamento dos alunos na construção do plano e manejo terapêutico, através do conhecimento adquirido no curso.

 

Links

banner-revista

Jornal do CELG

Centro de Atendimento Psicoterápico