INSCRIÇÕES EM OUTUBRO DE 2024!
A TIP é uma psicoterapia manualizada, breve e focal. Foi desenvolvida por Gerald L. Klerman e Myrna M. Weissman nos anos 70 para tratar pacientes com quadros depressivos e depois ampliada para outras psicopatologias como Transtornos Alimentares, Transtorno de Estresse Pós- Traumático, Transtorno Bipolar e Transtornos de Ansiedade na sua forma individual e em grupo. Tem sua eficácia comprovada em pesquisas científicas. Suas bases teórico-clínicas estão assentadas na Psicanálise, na Teoria do Apego e na análise da comunicação.
A TIP caracteriza-se por ser um tratamento psicoterápico de curta duração, cujo foco é o alívio dos sintomas de sofrimento e promover o funcionamento interpessoal do sujeito. A TIP compreende os sintomas psiquiátricos como estando intimamente relacionados com disfunções no campo interpessoal do sujeito. A TIP considera dois focos principais de intervenção. Primeiro, os conflitos, as transições e as perdas do paciente, estabelecendo como foco ajudar o paciente a melhorar sua comunicação relacional, despertando um olhar mais realista sobre essas relações. Uma das tarefas fundamentais da TIP é ajudar os pacientes a comunicarem suas necessidades e emoções mais efetivamente. Segundo, ajudar o paciente a desenvolver e utilizar melhor sua rede de apoio social para que ela possa servir mais apropriadamente às necessidades de suporte interpessoal que auxilie o paciente a lidar com as crises que precipitam os episódios. (Stuart, 2013; Robertson, 2008).
A organização deste curso pretende capacitar os alunos a conhecer os conceitos e estratégias terapêuticas fundamentais da TIP.
OBJETIVOS
- Fornecer os conteúdos e desenvolver habilidades e atitudes fundamentais para que o aluno possa
- Formular um caso dentro da perspectiva da TIP
- Identificar os 4 quatro principais focos de tratamento da TIP: luto, transição de papéis, disputa interpessoal e déficit interpessoal
- Realizar um inventário interpessoal
- Planejar as fases da terapia: avaliação, intermediária e final
- Utilizar as estratégias terapêuticas da TIP: exploração não-diretiva; Busca direta de material; encorajamento da expressão do afeto; aceitação de afetos dolorosos; uso dos afetos nas relações interpessoais; clarificação; análise da comunicação; uso da relação terapêutica; técnicas de mudança de comportamento.
- Reconhecer a indicação de TIP da manutenção
- Conhecer os diferentes contextos onde a TIP pode ser usada
CONTEÚDOS, HABILIDADES E ATITUDES A SEREM DESENVOLVIDAS
- Visão geral da TIP
- Teoria e aplicações clínicas
- A fase inicial
- O inventário Interpessoal
- Formulação Interpessoal
- Luto
- Disputas interpessoais
- Transição de Papéis
- Déficits Interpessoais
- Término do tratamento
- Técnicas Específicas
- Problemas Comuns
- TIP de Manutenção
MÉTODO DE ENSINO
Seminários teóricos/Aulas expositivas: com duração de 2 horas conforme cronograma anexo. Todos os alunos devem ler o material a ser discutido.
INVESTIMENTO: Em breve!